Jaqueline Silveira

A situação inusitada do União Brasil em Santa Maria

Um dos maiores partidos do país e com recursos gordos, o União Brasil (UB) vive uma situação inusitada em Santa Maria. Atualmente, há uma comissão provisória – presidida por Jair Binotto e com o vice-prefeito Rodrigo Decimo de vice-presidente –, que não chegou a ser formalizada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Só que, por uma decisão da cúpula estadual, liderada pelo deputado Luiz Carlos Busato, os membros da direção local receberam uma determinação de romper com o governo Jorge Pozzobom (PSDB). Caso contrário, deveriam deixar o partido. A decisão também se estende ao único vereador do UB na Câmara, Manoel Badke, Maneco, que faz parte da base do Executivo. O grupo se reuniu e decidiu permanecer na prefeitura e, ao mesmo tempo, continuar no União Brasil, aguardando um comunicado oficial da cúpula gaúcha.


À coluna, Binotto, que também trabalha na prefeitura, disse que, por enquanto, o grupo permanece no União Brasil e que, na próxima semana, deverá ocorrer uma reunião com lideranças e pré-candidatos a vereador para avaliar a situação. Ele destacou que já recebeu alguns convites de outras siglas, mas que a definição caberá ao grupo. A tendência é migrar para um dos partidos da base: PSDB, PL ou Republicanos.

 
Paralelamente, a direção estadual trabalha na formação de uma nova comissão provisória sob o argumento que o grupo que está no governo tucano “tem projetos diferentes” em relação aos da cúpula no Estado. E, sim, as duas direções estão em lados opostos. O vice-prefeito Rodrigo Decimo é cotado para concorrer à prefeitura representando o governo. E o União Brasil já encaminhou uma aliança com o PT e apoiará o deputado Valdeci Oliveira nas eleições de 2024. Busato, inclusive, veio a Santa Maria, no dia 20 de julho, e acertou a filiação do ex-prefeito José Farret ao UB para ser o vice, confirmação feita pelo próprio médico. Além disso, o presidente estadual do UB já alinhavou o ingresso de Marcelo Bisogno, ex-presidente do PDT, à agremiação para presidir o partido em Santa Maria.

 
É por essa e por outras que os bastidores do União Brasil estão em ebulição.


Futuro entre os partidos da base

Os desdobramentos da determinação do União Brasil poderão ter como consequência a antecipação sobre o anúncio do futuro partido do vice-prefeito Rodrigo Decimo. Ele deverá escolher uma das siglas da base: o PSDB, do prefeito Jorge Pozzobom; o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro; ou o Republicanos, do senador Hamilton Mourão.


Na sexta-feira, Decimo afirmou que “ainda está avaliando”. E acrescentou que, na semana que vem ou na próxima “teremos uma definição”. Prefeito em exercício nas férias de Pozzobom, ele tem feito muitas agendas, especialmente em redutos públicos.


Posição do UB

O coordenador a que a ex-vereadora Cida Brizola se refere é Ronei Gamboa, da coordenadoria do União Brasil na Região Central. À coluna, ele disse que as questões não foram tratadas por rede social, contudo frisou que, talvez, ela tenha tomado conhecimento pelo Facebook.


“O União Brasil jamais comunicou alguém pelo Facebook, conversamos caso a caso. Respeitamos as palavras dela, não concordamos, mas não há nenhuma crise com a Drª Cida. A Drª Cida faz, sim, parte do processo”, afirmou Gamboa, acrescentando que a ex-vereadora será procurada. Inicialmente, segundo ele, foram procurados nomes com cargos no governo Jorge Pozzobom (PSDB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moções votadas e projetos aprovados: veja como foi a produção legislativa de Santa Maria no 1º semestre de 2023 Anterior

Moções votadas e projetos aprovados: veja como foi a produção legislativa de Santa Maria no 1º semestre de 2023

Dos mais de 208 mil eleitores, somente 60,7 mil não fizeram biometria na cidade Próximo

Dos mais de 208 mil eleitores, somente 60,7 mil não fizeram biometria na cidade

Jaqueline Silveira